Centro de Atendimento ao Turista em Novo São Joaquim

Bem-Vindo: Informações sobre a cultura, história, gastronomia e turismo na cidade de Novo São Joaquim.

Novo São Joaquim é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Primeiros Colonizadores
O território era primitivamente habitado pelo povo indígena Xavante, os primeiros homens-brancos que aventuraram-se à região foram João David e família, principalmente Pedro David e Manoel Pereira Brito, em 1960, Damásio Moreira Lima e Paulo Brito, em 1961 e José Gery David,Valter David de Carvalho e Jeronimo David em 1962.

Povoado da Gleba Aldeia

Durante a década de 60 formou-se um pequeno povoado em um local onde havia uma pequena aldeia indígena chamado de Gleba Aldeia, onde se encontrava vários moradores, destacando-se José Nunes da Silva, sua esposa e filhos, principalmente Divino Nunes da Silva, que foi o primeiro professor leigo do povoado e proprietário da única casa de produtos Farmacêuticos da localidade. Mas esse povoado não prosperou, indo logo após a decadência. No ano de 1965, houve uma Invasão de Terras na Região de Cachoeira da Fumaça, dando origem posteriormente ao assentamento da Cachoeira da Fumaça.

Povoado de São Joaquim do Rio Manso

A fundação de Novo São Joaquim deu-se com o início do povoado de São Joaquim do Rio Manso no dia 29 de Junho de 1972, onde Olímpio José Martins, procedente do município de Novo Brasil, no Estado de Goiás. A origem do povoado de São Joaquim do Rio Manso foi escolhido em homenagem ao doador dos lotes, Joaquim Rodrigues Sôto, e pelo fato da empresa de ônibus, que fazia linha da município de Barra do Garças para o distrito de Toricueje, que era a Vila mais próxima, chama-se Viação Rio Manso.

Os registros demonstram que a primeira Escola para o ensino regular funcionou em 1976, com o nome de Escola Municipal de 1º Grau Machado de Assis, da Prefeitura Municipal de Barra do Garças, tendo como primeiros professores Ana Ferreira Martins, Aparecida de Jesus e Amélia. No ano de 1977 trocou-se o nome da Escola Municipal de 1º Grau Machado de Assis, passando a sua responsabilidade para a esfera do Estado de Mato Grosso.

Criação do distrito de Novo São Joaquim

Na década de 80 houve grande desenvolvimento, principalmente com a criação do distrito de Novo São Joaquim, em 29 de 1981, com a Lei Estadual nº 4.322. O distrito de Novo São Joaquim recebeu forte influência de colonização desenvolvida pelo moderno movimento de migração patrocinado pelos incentivos fiscais do governo federal e devido a correção do solo do cerrado trouxe várias pessoas de todos os cantos do país, principalmente dos estados do Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

Criação do município de Novo São Joaquim

A resposta do rápido crescimento veio com a criação do município de Novo São Joaquim, que deu-se em 13 de Maio de 1986, com a Lei Estadual nº 5.007. A instalação oficial deu-se com a posse de Jerônimo de Carvalho David como primeiro prefeito eleito, Sr Sebastião Rodrigues Roque como vice-prefeito e os vereadores: Antônio Andrade, Divino Nunes da Silva, Florentino Alves Moreira, João César Lopes Araújo, Miguel Mesquita Marques, Paulo Alves de Brito e Sebastião Pereira da Silva.

Ainda no ano de 1989 a prefeitura municipal de Novo São Joaquim em convênio com a Secretaria de Estado de Educação, inaugurou o novo prédio da escola estadual no município de Novo São Joaquim, passando à rua Divina Madalena nº 332, centro, mudando o seu nome para Escola Estadual de 1º e 2º Graus Diniz Alves de Toledo e transferiu seus alunos do antigo prédio. Ainda no ano de 1989 houve a oficialização da Lei de doação do terreno do município de Novo São Joaquim para o estado de Mato Grosso, onde localiza-se e funciona a Escola Estadual de 1º e 2º Graus Diniz Alves de Toledo.

Centros de Atendimento ao Turista

A cidade de Franca não possuí um local específico para atendimento a turista, é recomendado ir a sede da Prefeitura Municipal de Franca para qualquer esclarecimento sobre a cidade.

Endereço Prefeitura
Rua Cachoeira da Fumaça, 77, Jardim das Palmeiras, Novo São Joaquim – MT